Aquecimento vs Alongamentos


Se quero mesmo fazer uma maratona , não vou queimar nenhuma etapa , nem descurar nenhum conhecimento ou regras básicas do “corredor” amador !!

Já corro regularmente á uma boa dezena de anos , uns mais activo , outros nem por isso , mas já tenho muitos e muitos kilometros nas pernas!, e basicamente é só correr mesmo , nada de  aquecimentos nada de alongamentos , crossfits  , nada de planos de treinos á seria…enfim , era conforme a vida me permitia e a vontade e cabeça estava virada !!

Estou numa fase diferente…
...aproveitei esta fase de mais “liberdade” e tempo e mantive uma rotina de treinos , pratica desportiva mais regular e com ajuda e companhia em alguns dias, também me virei muito para exercícios mais específicos de força , flexibilidade  e resistência .

Depois com isto da Internet , a informação é tanta e tão abrangente que o difícil é escolher uma “sugestão” para nós praticarmos , …até á informação em excesso !!

Isto tudo para falar dos famosos “alongamentos dos corredores” …

Um dos motivos principais que se ouve para fazer os alongamentos é o “evitar de lesões” !!  
...para mim isso é um mito , muito facilmente se confunde “aquecimento muscular” com alongamentos, e basicamente ou são a mesma coisa, ou então o atleta não sabe mesmo o que está a fazer e tem a tal informação a mais !!

Aliás, saiu recentemente um estudo muito interessante exactamente sobre isso , basicamente dizia que os alongamentos ajudam a criar uma rotina no seu corpo ou seja:

- o aquecer os músculos , logo ficam com uma maior flexibilidade , elasticidade
- a resistência das fibras\tendões e todo o tecido melhora
- o criar rotinas de relaxamento e contracção diferentes do habitual
- a irrigação sanguínea de tecidos e músculos é melhor
- etc, etc…

Segundo o estudo , o que causa lesões é o parar com as praticas regulares ou alterar as rotinas destes exercícios , os tais “alongamentos”.

(abro aqui um parênteses para confessar que não percebo metade destes termos , eheheh...por isso foi "roubar" a quem percebe mais do que eu), neste caso fui ao extraordinário (tou a dar graxa) , blog : ...Corre como uma Menina... , e apanhei assim por alto algumas ideias...
...vão lá , que se percebe muito melhor do que aqui   :) 

E realmente é o que a minha experiência me diz, para mim está correcto , e lá está, já “adaptei” e “rotinei” o meu corpo assim, á muitos anos e por isso me dou bem com o meu "aquecimento-não -alongamento"…

Não faço quase nada no principio de uma corrida, um aquecimento básico ou uns "alongamentos" (seja lá o que lhe quiserem chamar) e estou pronto para correr…
...basicamente o que faço é activar o corpo e “acordar” os músculos para o que aí vêm…

Depois no fim de um treino mais forte ou de uma prova mais á seria , aí sim, faço uns exercícios\alongamentos (aquecimento já não lhe posso chamar de certeza)       :D

Esta menina aqui no video em baixo, faz mais ou menos o que eu faço no inicio das provas , não consigo é fazer o dos “glúteos”, o 3º exercício dela, só venho com o joelho acima e chega…eheheh…uma coisa muito simples mas que me ajuda a "aquecer" e a "alongar"  :D





...como uma imagem vale sempre muitas palavras e é sempre bom motivar para os “alongamentos” , aqui ficam uns retratos a exemplificar os muitos e "belos" exercícios que se devem praticar...     :D




...estes aqui em baixo, não consigo fazer são muito á frente, mas admiro muito quem consegue... e gosto de ver fazer, estas meninas são muito boas a fazê-lo…      ;)



...seja qual for o termo que lhe chamem , bom aquecimento  e bons alongamentos...
..

1 comentário:

  1. Corres há mais de 10 anos e eu corro só há um... achas que percebo alguma coisa disto? Além disso, os meus "aquecimentos" resumem-se a abanar os braços, dar uns saltinhos e está feito, não é exemplo para ninguém! ;)
    Cada um deve fazer o que resulta melhor para si.
    Deixa que te diga: eu pesquisei a teoria, mas tu fizeste um belo trabalho a ilustrar os alongamentos... (para quem gosta...) :D Nisso da flexibilidade geralmente as mulheres são melhores.

    Bons aquecimentos/alongamentos!

    ResponderEliminar

Pesquisa personalizada